Início > Administrador de banco de dados > Administrador de dados

Administrador de dados

Deixo aqui para vocês um artigo muito interessante de João Batista Gonçalves Baeta sobre a profissão de Administrador de dados, publicado no iMasters. Recomendo a todos!

Administrador de Dados
por João Batista Gonçalves Baeta

Vamos falar sobre um profissional pouco conhecido, mas muito importante nas grandes empresas, principalmente quando o assunto é a consistência das informações produzidas, trata-se do Administrador de Dados. Muitos confundem Administrador de Dados, DA, com Administrador de Banco de Dados, DBA, fazendo uma estranha comparação, podemos dizer que o DBA cuida da “saúde física dos dados”, enquanto que o DA cuida da “saúde mental dos dados”.

Em uma empresa com grande estrutura organizacional e muitos parceiros, sempre haverá a necessidade de um profissional que mantenha a consistência das informações e promova a melhor maneira com que todos os sistemas compartilhem suas informações. Alguns profissionais podem até estar se perguntando: “um analista não faria melhor esse trabalho?”. A resposta é: depende, pois como foi citado acima, em empresas com grande número de empregados, tem também vários sistemas, bastante diferentes e que compartilham dados para produzirem informações de acordo com o interesse de cada área; o analista cuida especificamente de um sistema e sua relação com os usuários do mesmo, o DA cuida de todos os dados que podem ou não estar sendo utilizados por um ou mais sistemas na organização.

Também é atividade do DA, a perfeita normalização e aderência dos dados ao contexto interno e externo à empresa, bem como a sua reutilização em tecnologias vigentes.

Abaixo vamos enumerar algumas atribuições do DA:

1. Elaborar, propor e manter modelos de dados.

2. Definir os dados necessários à obtenção de informações solicitadas.

3. Definir os níveis de integridade e segurança dos dados nos diversos níveis em que as informações solicitadas progredirem.

4. Ter perfeito conhecimento dos processos empresariais como um todo.

5. Elaborar e promover padrões de dados como dicionários, nomes, tipos, etc.

Enfim, as atividades do Administrador de Dados são diversas e vale a pena conhecer todo o potencial que a atividade oferece, que com certeza pode se tornar um diferencial na organização de TI de sua empresa.

João Batista Gonçalves Baeta (jbbaeta@uol.com.br) é Tecnólogo em Processamento de Dados formado na FATEC, pós-graduado em Ciência da Computação e MBA em Gestão Portuária pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é Consultor em TI e presta serviços de Análise e Desenvolvimento na Companhia Docas do Estado de SP.

  1. 24/09/2009 às 9:54

    Muito bom Sérgio,com certeza estamos no caminho certo.Valeu.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: