Auditor de TI

Segundo o Consultor de TI da Novabase do Brasil/Forward, Rildo dos Santos, o auditor desenvolve o plano de implementação da governança de TI, define políticas de segurança, evitando fraudes e vazamento de informações e verifica se estas políticas são implementadas na prática.

Santos chegou à área de auditoria como conseqüência natural do trabalho com engenharia de software e gerência de projetos. Interessou-se pela área de governança corporativa e hoje trabalha com Cobit e ITIL.

Já o Professor do curso de Sistemas de Informação da FTEC e Diretor da Excellence Gestão Empresarial, Adilson Pize, define o auditor como responsável por examinar operações, processos, sistemas e responsabilidades de uma empresa ou entidade no intuito de verificar a conformidade com objetivos, políticas, orçamentos, regras, padrões e melhores práticas.

Pize atua em auditoria interna, elaborando metodologias para gerenciamento de projetos de acordo com critérios auditáveis. Isso significa colocar-se do outro lado, algo fácil para quem já foi auditado quando era gerente de TI.

Habilidades e competências

Para se tornar auditor é preciso unir aspectos da área de exatas, como o raciocínio lógico e a visão de processos com outras associadas às ciências humanas, como boa capacidade de comunicação. Além disso, ser curioso, questionador e detalhista faz parte da lista de habilidades e competências necessárias à função.

Há também a importância da formação superior sólida – preferencialmente em Administração ou TI, complementada por uma pós-graduação em Gestão de Pessoas. Cursos e certificações específicos para a área de auditoria, como a CISA, fazem a diferença no mercado e também no salário: o profissional certificado CISA ganha em média R$ 5 mil por mês, enquanto o auditor de sistemas sem a certificação tem salário em torno de R$ 4 mil.

De acordo com Rildo dos Santos, da Novabase, o auditor deve ter a capacidade de analisar as múltiplas possibilidades e riscos para o negócio e saber se expressar para lidar com eventuais problemas de resistência à auditoria:

“Tem que ser chato. Detalhista, perfeccionista, metódico por natureza e ter também raciocínio matemático apurado. Como se trabalha com entrevistas, a comunicação é fundamental. É preciso ser extrovertido, gostar do contato pessoal e saber explicar os objetivos da auditoria – enumera.

Outra característica importante é a discrição, pois o auditor lida com informações confidenciais, como lembra Adilson Pize, da FTEC, que também ressalta o caráter híbrido do trabalho.

“O profissional deve ter um perfil observador, planejador, racional e ao mesmo tempo comunicativo. Tem que ter uma ótima competência para interagir com diversos grupos de trabalho, do chão de fábrica até a presidência. E um certo discernimento para trabalhar com informações sigilosas – recomenda.

O jovem profissional de TI, contudo, não deve se empolgar, pois o cargo exige ampla vivência de mercado, de acordo com o Gerente de Recursos Humanos da Locaweb, Celso Paulon.

“São pessoas que têm necessariamente uma experiência muito grande em tecnologia e estão em conformidade com as exigências de mercado. É preciso, por exemplo, conhecer as normas ISO – explica.

Afirmação com a qual o Diretor de Recursos Humanos da HP Brasil, Jair Pianucci, concorda plenamente. Para ele, que já trabalhou com auditoria, a função não é para principiantes.

“Quando falamos de auditar sistemas, falamos de experiência de vida, de vários sistemas, interdependências, coisas que não se aprende com 18 anos de idade. Para auditar um processo, tem que ter vivido o processo – diz.

Análise do mercado

Para Rildo dos Santos, o mercado de auditoria está ligado à implementação da governança de TI. Ele crê na ascensão da área, mesmo não sendo uma iniciativa da empresa e sim exigência do mercado.

“A demanda está crescendo. Não na mesma proporção dos EUA, porque existem as questões de governança exigidas pelo mercado americano. Lá, a maioria das organizações está aberta no mercado. No Brasil, poucas empresas negociam ações na NYSE – diz.

Adilson Pize, também vê o aumento na procura por auditores apenas para as empresas de grande porte dispostas a abrir capital no mercado externo, já que elas são obrigadas a atender às exigências da lei Sarbanes-Oxley.

“É preciso ver que a auditoria agrega valor ao negócio. Acho que as empresas ainda não acordaram para a importância da auditoria no Brasil. Estão fazendo apenas as que têm alguma obrigatoriedade – afirma.

Para Celso Paulon, o mercado está em crescimento e a auditoria começa a ser valorizada porque atesta a qualidade de um novo produto ou serviço no mercado. Ele considera a função tão necessária que não deveria ficar diluída em outros cargos e acredita que sua empresa futuramente precisará formar uma equipe de auditoria.

Por outro lado, Jair Pianucci diz que o cargo de auditor não é valorizado pelo mercado ou pela sociedade, devido à preferência por carreiras que constroem em vez de uma que aponta defeitos. Segundo ele, a auditoria deve funcionar apenas como forma de validação dos processos e não tentar consertá-los.

“Creio ser uma demanda temporária, coisa de americano. O escândalo da Enron criou aquela paúra de segurança. A auditoria tem que ser vista como exceção. É preciso construir a segurança durante a confecção dos processos. O ideal é investir 99% na segurança durante a modelagem e 1% para auditoria – opina.

Recomendações

O Gerente de RH da Locaweb, Celso Paulon, lembra que o auditor precisa ser investigativo, questionador e pró-ativo e não pode pensar apenas na técnica, pois a formação acadêmica não abrange todo o escopo da função.

“Esse profissional não pode ficar focado apenas na parte técnica, precisa fazer algo na área humana. A partir do momento em que consegue se relacionar com os outros, obtém mais informações. É preciso ir além do conhecimento técnico, acadêmico – recomenda.

Já o Diretor de RH da HP Brasil, Jair Pianucci, embora reconheça a auditoria como uma ótima experiência de aprendizado pelo contato com diferentes culturas e formas de administração, reforça sua postura pessimista ao dar conselhos para quem deseja se embrenhar neste mercado.

“Eu recomendaria fazer disso uma experiência na vida, mas não um objetivo de carreira. É uma experiência gratificante, um aprendizado violento. Faça isso por dois, três anos e depois volte à sua carreira – recomenda.

Fonte: REVISTA TI Master – Seu upgrade profissional.

  1. Rhavik
    14/01/2011 às 3:07

    Olá, bom dia.

    Qual é o salario de um Auditor em T.I(tecnologia da informação) ?

    Fico no aguardo.
    Atenciosamente, Rhavik Shzky.
    Obrigado!🙂

  2. Rhavik
    14/01/2011 às 16:39

    Olá, boa tarde.

    Essa carreira de Auditor em T.I, tambem abrange o setor em Segurança da Informação ?

    Fico no aguardo.
    Atenciosamente, Rhavik Shzky.
    Obrigado!🙂

  3. Guilherme
    24/09/2011 às 14:42

    O salario do Auditor de TI (Auditor de Sistemas) é muito variavel, a auditoria em TI, abrange toda área que constitui a TI, infra (CPD), desenvolvimento (mudanças/customização), e segurança da informação, password, segregação de função, acessos.. e tudo mais, o principal ponto a se levar em consideração não é só a formação em TI mas támbem o conhecimento em negócio/adm, pois toda auditoria realizada é sempre necessário ter CLARO o negócio do cliente, para o melhor entendimento do trabalho.

  4. Fábio
    25/09/2011 às 12:35

    Sou administrador de rede e gostaria de tirar um certificado ou diploma do curso, para realizar auditoria em TI.

    Alguém sabe onde tem curso de auditoria de TI no RJ ?

    Fico no aguardo.

    Abraço

  5. Mariana
    25/01/2012 às 13:35

    Olá Fábio!

    No RJ tem a http://www.módulo.com.br, que é muito conceituada pelos cursos oferecidos também em SP.

    Abç

  6. André Melo
    18/02/2012 às 21:20

    Se a Auditoria de TI fosse levada a sério no país, 90% das empresas que detêm CMMI, não estariam nem no nível 0…

  1. 20/05/2010 às 11:27
  2. 19/04/2011 às 16:22

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: