Engenheiro de Testes

Comecei meu curso de Sistemas de Informação, na Faculdade, sem saber direito em que estava me metendo. Hoje porém, já estou melhor nivelado sobre a abrangência de conhecimentos a que serei submetido, nos anos que estão por vir. Entretanto, outra dúvida começou a pairar: “O que vou ser quando crescer?”.

No mercado de trabalho que conheço, não existe o profissional denominado “Sistematizador de Informação” (pelo menos, não com esse nome!), e isto é o que me levou a escrever neste blog.

Em meu entendimento, o curso de Sistemas de Informação, dentre outras coisas, procura formar “profissionais-tronco” que, assim como suas dessemelhantes células-tronco, terão conhecimento o suficiente para desenvolverem-se e adequarem-se em qualquer das áreas de atuação em Informática.

Inicialmente, eu tinha escolhido a profissão de Professor/Instrutor para pesquisar. Contudo, durante minhas sondagens sobre como funcionam os recursos do WordPress, dei-me conta de que havia semelhança entre o que eu estava fazendo e a profissão do Engenheiro de Testes.

O Engenheiro de testes é uma profissão ligada à área de Teste de Software, cuja função inclui desde a criação das estratégias de testes que serão utilizadas no produto em desenvolvimento até a criação dos Planos de Testes, que são passos pré-definidos que o Testador terá que executar, com a finalidade de verificar os resultados esperados de cada passo.[i]

Para ficar mais claro, “o teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos. O teste é um processo realizado pelo testador de software, que permeia outros processos da engenharia de software, e que envolve ações que vão do levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito”[ii].

Gostei bastante deste artigo Wiki, falando sobre a área. Agora, imagine-se comprando uma bolsa de alguma bebida láctea. O máximo que um comprador verifica é se o produto está vencido, porque olhar se a bolsa está furada é básico, não é !?!?!. Sejamos francos: o indivíduo que se presta a isso já pode ser considerado chato! ;-D

Se este cliente for um testador de SW (Engenheiro de Testes é mais bonito!) , ele vai analisar qual a taxa de incidência de arranhões causados pelas rebarbas dos cortes para lacre das bolsas, e quantificar a depreciação do vencimento do produto pela aceleração do crescimento de colônias de fungos (pense numa Tampa de Crush!). Minha mãe já está orgulhosa de mim só imaginar!

O Tester procura avaliar a qualidade do SW, desde o negócio até o desenvolvimento, observando as contradições entre os requisitos e a infra-estrutura, bem como desvios durante a elaboração do projeto. Existe até padrão para os atributos qualitativos de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade (norma ISO 9126).

Espero ter fomentado sua curiosidade e, mais ainda, sua simpatia por esta profissão, o que me indicaria a descoberta desta sua vocação profissional.


[i] ENGENHEIRO DE TESTES. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2008. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Engenheiro_de_testes&oldid=12899161>. Acesso em: 16 out. 2009.

[ii] TESTE DE SOFTWARE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teste_de_software&oldid=17294599>. Acesso em: 18 out. 2009.

  1. renesmee knolwles
    20/04/2012 às 16:37

    q merda d site ………. eu n quero os dados do wikipedia n inferno

  2. jorge
    03/09/2012 às 20:04

    horrivel.

  3. flávia
    03/12/2012 às 9:52

    como essa profissão surgiu
    ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: