Requesitos básicos para quem pretende ser um A

REQUISITOS PARA SER UM ANALISTA DE SISTEMAS



Abaixo esta as principais noções em que o futuro profissional deve ter.

Formação em: Área de Computação ou Áreas afins com experiência em computação
Experiência mínima de 02 anos na função
Conhecimentos em Tecnologia da Informação

Conceitos básicos: hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, organização lógica e física de arquivos.
Análise e Projeto Orientado a Objetos: Princípios de Orientação a Objetos, UML, Modelagem de classes e pacotes, Modelagem de casos de uso, Modelagem temporal (estados, seqüência, atividades, colaboração), Conceitos básicos sobre Processo Unificado.
Princípios de Engenharia de Software: Gerência de projetos de software, Qualidade no desenvolvimento de software.

Conceitos básicos de métricas: Análise de Pontos por Função. Programação Orientada a Objetos: Origem e evolução, Classes , Objetos, Métodos, Mensagens, Sobrecarga, Herança, Polimorfismo, Encapsulamento, Interfaces e Pacotes, Tratamento de exceção, Interfaces gráficas, Acesso à banco de dados.

Lógica de programação: Algoritmos, Estruturas de dados, Constantes e variáveis, Comandos de entrada e saída, Estruturas seqüenciais, condicionais e de repetição, Vetores e matrizes.

Modelagem de Dados: Modelagem de dados utilizando o Modelo de Entidade–Relacionamento (Entidades, Relacionamentos, Atributos, Chaves de identificação, Normalização, Chaves de entidade).

Banco de dados: Conceitos e fundamentos, Abstração de dados, Instância e esquemas, Independência de dados, Normalização e dependência funcional, Mapeamento a partir do modelo Entidade-Relacionamento, Restrições e integridade, SQL, Conceitos de Repositórios de Dados.
Plataforma/Linguagens: .Net, VisualBasic.

  1. 26/09/2015 às 11:04

    Sensacional este post. Vou divulgá-lo no meu blog ainda em preparação. Precisamos de coisas desse tipo que estimule pessoas a fazerem seu próprio caminho e não ficar na dependência de estruturas falidas …Faço votos que se adicione aqui também algumas bibliografias atendendo os requisitos básicos acima e que esse blog, desse modo, sirva de ponto de encontro dos autodidatas em análise de sistemas. Vou começar estudar este ano, e conto com vocês. Estarei sintonizado.
    Abraços.

  2. 26/09/2015 às 11:37

    Já deixei um comentário, mais não fica visível, né!? Para entender essas e outras coisas que vou estudar análise de sistemas.

  3. 27/09/2015 às 20:00

    Essas descrições das matérias básicas são excelentes informações. Como posso conseguir algumas bibliografias para cada uma delas?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: